sexta-feira, 11 de setembro de 2009

VIDA ADULTA

Astolfo Dutra, dezembro de 1968, festa de formatura, realização de um grande sonho. Foi tudo muito bonito: colação de grau no cinema e o baile no Caramonãs. As formandas irradiavam paz e felicidade, naquela Beca toda branca, e os pais orgulhosos assistiam a vitória de suas filhas. Ser professora primária era uma belíssima carreira, muito respeitada.
Iniciei meu trabalho como educadora em 1969. Trabalhei em Rodeiro, minha cidade natal, com os cursos: primário, ginásio e formação de professor (hoje ensino fundamental e médio). Foi uma experiência inesquecível e um período de muito crescimento profissional.
Como todas as moças da minha época, eu sonhava com minha independência financeira, mas também com um belo casamento, filhos... E no dia 12 de julho de 1975, realizei este tão esperado sonho. Casei com um simpático carioca, numa cerimônia belíssima, realizada pelo meu irmão Padre Sebastião, e meu pai caprichou na festa. Depois do casamento, mudei para Resende, mais uma grande transformação em minha vida: casa nova, mais responsabilidade, preparação para novo trabalho, novas amizades...Enfrentei estes desafios com bastante tranqüilidade, pois estava muito feliz e fiquei mais ainda, com o nascimento de meus filhos: Darwin (1976) e Nathali (1980).
Fiz tudo para proporcionar a eles uma infância tranqüila e uma adolescência responsável, sempre ajudando e incentivando nos estudos. Os dois fizeram o ensino fundamental no mesmo colégio, onde eu trabalhei, e Nathali foi minha aluna na 1ª série. Todas as férias foram passadas com muita alegria na casa do vovô Juca e vovó Laura. Recordo com muita saudade deste tempo passado na chácara, em companhia de meus pais, em Astolfo Dutra. As crianças se divertiam muito, brincando com os priminhos naquele espaço enorme, era muito bom rever os parentes e amigos.
Com o passar do tempo, as dificuldades foram surgindo: muito trabalho, em casa e no colégio, crianças pequenas, babás irresponsáveis, família distante, pai imaturo, conflitos aumentando em uma relação sem partilha, sem união de interesses, e o melhor foi admitir a separação, colocando um fim num relacionamento desigual. A princípio foi difícil, mas devagar, fomos nos organizando e com muita fé, coragem e dignidade, venci as barreiras, os problemas e consegui criar e educar meus filhos com muito amor, carinho e dedicação. Darwin estudou e formou na Academia Militar das Agulhas Negras e Nathali estudou e formou em Psicologia na Universidade Federal de Juiz de Fora. Sinto muito orgulho do sucesso dos dois.
Tenho boas lembranças de minhas colegas e alunos da Escola Estadual Oliveira Botelho, onde trabalhei no período de 1977 a 1994, quando me aposentei.
Lembro também com carinho de minhas queridas amigas: Penha, Lina e Mailde, companheiras dos animados forrós da Cidade Alegria. Tempo divertido, que saudades!...



2 comentários:

  1. Ei Terezinha.
    Seu blog está muito lindo.
    Ta super completinho, falando de todas as etapas da vida.
    Parabéns.
    Um grande beijo.
    Fabrícia

    ResponderExcluir
  2. Tereznha como esta lindo todas as etapas dos seus blg amei todos eles beijoss

    ResponderExcluir