quarta-feira, 9 de setembro de 2009

MINHA ADOLESCÊNCIA

Astolfo Dutra, década de 60. Era uma cidade pequena, mas com boa estrutura econômica. Tinha naquela época alguns recursos como: usina açucareira, fábrica de macarrão e principalmente a produção e venda de fumo. Com todo este progresso, era oferecido para a população, boas oportunidades de trabalho, e também de estudo, pois já possuía dois bons colégios: o Colégio Comercial “Astolfo Dutra” e o Colégio Estadual Professor “Souza Primo”.
Como as crianças cresceram e precisavam continuar os estudos, e por ser um grande produtor de fumo, meu pai decidiu mudar para esta cidade.
Quanta felicidade ao avistar a nova casa! Ela ficava numa chácara, com um quintal enorme, rodeada de mangueiras bem antigas e de muitas árvores frutíferas. Tínhamos ao alcance das mãos, frutas como: abacate, jabuticaba, goiaba, ameixa, caju, coco e até uma fruta chamada fruta-pão, uma delícia!...
As novidades foram só aparecendo. Meu pai comprou: uma televisão, um rádio com toca-discos e uma geladeira. Foi uma festa! Era com muita alegria, que a família se reunia na sala, para assistir televisão (preto e branco). Eu adorava ouvir música, curtia rock (Elvis Presley, The Beathes) Twist, a “Jovem Guarda” de Roberto Carlos e os festivais de música brasileira.
Final de semana: missa na matriz e depois passeios em volta da praça, para rever os amigos e dá umas “paqueradas”, só de longe. Tive muitas amigas e minha casa era o ponto de encontro para, fazer as maquiagens e penteados antes das festas. Não perdíamos nenhum baile, inclusive de cidades vizinhas, mas sempre com uma mãe ou irmão por perto, de olho, tomando conta de todos.


Nós fazíamos nossas próprias fantasias para os carnavais, que eram realizadas na “URCA” ou no “Caramonãs,” carnaval de rua ainda não existia. O Cine Serrador era um lugar muito freqüentado por todos, pois além de passar bons filmes da época, como: Bem-Hur, Sansão e Dalila, Dez Mandamentos, O Pagador de Promessas... Ainda era o lugar onde se realizavam as festas de formatura.

Recordo com saudades do meu tempo de estudante, de meus professores e de meus colegas. Fiz dois cursos: Auxiliar de Escritório e Formação de Professor Primário. Apesar da crise política do país e de algumas dificuldades e restrições da época, minha adolescência foi um tempo de muitos sonhos, aprendizagem, procura, amadurecimento e realizações. E também de muitas festas familiares: aniversários, formaturas, casamentos e a ordenação sacerdotal de meu irmão Sebastião em 1966. Que saudades!...


Um comentário: